30 de maio de 2012

Orquídeas no estúdio


Orquídea Oncidium Aloha 'Iwanaga'
Oncidium Aloha 'Iwanaga'

Nascido e criado em uma cidade grande, confesso que levei um susto quando vi uma vaca ao vivo pela primeira vez. Era muito maior e assustadora do que eu imaginava. Talvez devido a este background, gosto dos elementos mais urbanos, limpos e artificiais. Acredito que isto se reflete na maneira como fotografo. Sempre tive uma aversão àquela profusão de folhas, raízes, galhos secos. Gosto de fotografar a flor dentro de casa, sem vento, com um bom fundo preto. Tudo que não há na natureza...

Certa vez, conversando com um orquidófilo famoso, enquanto visitávamos sua propriedade, passei por uma saia justa. Este cultivador criou uma pequena réplica da Mata Atlântica em seu sítio, plantando árvores durante décadas, para que pudessem servir de abrigo às suas orquídeas. Enquanto eu andava com dificuldade pelo mato, sendo devorado pelos pernilongos, pensava em uma maneira de falar sobre meu blog, minhas fotos. Foi quando ouvi dele: "Por exemplo, tem gente que tira aquelas fotos de orquídea com fundo preto, totalmente fora da realidade, que eu absolutamente abomino!". Claro que, além de bege, fiquei quietinho pelo resto da visita.

12 comentários:

  1. Oyama,

    Estou acompanhando suas imagens e confesso que gosto muito da maneira "minimalista" como as organiza. Também sou adepto do "visual limpo" do "Less is more" que permite ver certas nuances que o conjunto muitas vezes "esconde".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, que bom saber! Eu acho que você utilizou as palavras perfeitas para descrever o que sinto quando fotografo. Muito obrigado pelo excelente comentário, é ótimo saber que não estou sozinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Sergio, acredito o estilo da foto está ligado muito a sua finalidade. Adoro as fotos que mostram a natureza como elá é, orquideas mostradas em seu habitat natural trasmitem a singularidade de sua beleza na natureza. Fui criada e passei grande parte da minha infância na fazenda, deve ser por isso que gosto tanto de plantas, e de paisagens mais naturais. Porém existe tbm a beleza oculta que somente olhos treinados conseguem enxergar, é isso que as fotos mais minimalistas mostram. Elas nos ensinam a admirar de forma muito mais próxima aquilo que já admiramos de longe :) Alguns podem não gostar, mas acho que os estilos de fotos complementam uma a outra, mostram belezas e formas que só podem ser captadas com determinado tipo de foto. De qualquer maneira, não se acanhe com essas opiniões, se vc gosta e lhe traz contentamento, o resto não importa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Cíntia! Concordo. Afinal, se todos fizessem a mesma coisa, que graça teria? Muito obrigado pela visita e pela opinião. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sergio! Desculpe na demora da visita, tive uns probleminhas aqui...Mas falando do post, dei umas risadas aqui imaginando sua situação rsrs. Entendo seu objetivo e o olhar de sua lente. Conseguimos nos deliciar com os detalhes, dar atenção máxima pra elas e entendê-las melhor. Gosto das fotos no ambiente natural também, consigo ver a beleza de todos os olhares e não tenho preconceito. Muito obrigada pelo comentário lá no bloguinho, que bom que gostou do meu jardinzinho, não chega aos pés dos jardins orientais mas me esforço pra cuidar. Abração
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, imagine! Fico contente de te ver por aqui, muito obrigado pelo comentário! Com certeza, há fotos belíssimas no ambiente natural, às vezes sinto falta delas aqui no blog. Eu amei seu jardim, parabéns pelo trabalho! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sergio, realmente foi muito engraçada a sua história!!

    Mas fique tranquilo, pois as orquídeas fotografadas com fundo negro ficam belíssimas e se sobressaem!
    A beleza fica muito mais clara e explícita!!! A textura das pétalas parecem ficar em alto relevo o que não seria possível em seu ambiente natural, que é na Mata Atlântica. Corre o risco de um mosquito ser coadjuvante da foto rsrs

    Afinal orquídea é sempre linda, seja em ambientes fechados ou naturais não é mesmo?

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, pois é, veja só a situação!

      Muito obrigado pelas palavras, concordo plenamente com o que disse. No fim, foto de orquídea é sempre bela mesmo. Valeu pelo carinho, aqui e nas redes sociais. Um grande abraço!!

      Excluir
  5. Olá!
    Estou chegando agora,e se posso dar a minha opinião,não estarei sendo ousada,aqui vai.
    Eu dei muita risada,porque realmente é uma saia justa.Mas tudo é questão de opinião e modo de ver as coisas.
    Eu também gosto das orquídeas com fundo escuro,elas ficam mais belas.É minha flor preferida,infelizmente não tenho espaço,moro numa av o pó aqui é trerrivel.
    Olha continue da sua forma,faça o que o seu coração pede,e sua mente emana as idéias. Veja a gente nunca vai contentar gregos e troianos.
    Cheguei aqui através do blog da nossa querida Rosa Mattos,amei e já estou a te seguir.Se tiver o interesse em conhecer o meu cantinho virtual ficarei muito feliz.
    Felicidades no seu caminhar.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Fênix? Imagine, adorei ler seu comentário! De fato, a cena foi engraçada, mas ele não poderia imaginar que justo eu fazia exatamente aquele tipo de foto! Que bom saber que você gosta de orquídeas e do modo como as fotografo. Eu também moro em uma área urbana, bem poluída, mas vou dando um jeitinho. Muito obrigado pela visita e pelas palavras. Com certeza, visitarei e seguirei seu blog. Um grande abraço!

      Excluir
  6. Que espaço gostoso de se ler... Vou levar o link pro meu blog e salvar no roll dos que eu leio.
    Obrigada por adicionar no dihitt! Sigo nos dois ;)


    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda, que bom receber sua visita. Muito obrigado pelo prestígio! Já visite o seu blog e fiquei muito bem impressionado. Parabéns pelo trabalho, estou seguindo, com certeza! Um grande abraço!

      Excluir