Lírio laranja


Lírio laranja
Lilium híbrido

Os lírios verdadeiros podem ser confundidos com várias plantas que produzem flores similares, ou que são conhecidas popularmente como lírios sem, contudo fazer efetivamente parte do gênero Lilium. É o caso do lírio da paz, que na realidade é um Spathiphyllum. As flores pertencentes ao gênero Alstroemeria também são conhecidas como lírios dos incas.

Mesmo a flor que popularmente conhecemos como o lírio verdadeiro é, na verdade, resultado do cruzamento de várias espécies pertencentes ao gênero Lilium, que vêm sendo aprimoradas pelos produtores de modo a exibirem as mais diferentes colorações. Já há, no mercado, exemplares desenvolvidos para não desprenderem o pólen, que costuma causar alergia em algumas pessoas.

Os lírios são originários do hemisfério norte, sendo que mais da metade é proveniente da China e Japão. Por esta razão, os lírios Lilium são popularmente conhecidos como lírios asiáticos ou lírios japoneses. O exemplar da foto é um híbrido, já adaptado à vida nos trópicos.

A principal característica desta flor consagrada na decoração de interiores é o seu perfume acentuado, que para alguns pode ser enjoativo. Assim como as tulipas, os lírios nascem a partir de bulbos após um período de dormência. Fazer um bulbo de tulipa ou lírio reflorescer pode ser um desafio e tanto. Isto porque são plantas de regiões de clima temperado e são necessários alguns truques para que esta estrutura volte a dar flores.

Este belíssimo lírio laranja, na foto de abertura deste artigo, foi um presente à minha mãe, dado pela minha cunhada, sempre muito carinhosa com toda a família. Claro que não perdi a oportunidade de fotografá-lo. Ainda há vários botões para abrir, mas o arranjo já está muito bonito.

Achei curioso o fato de apenas agora, na minha idade avançada, eu ter aprendido que existem lírios de outras cores além da branca. 




10 comentários:

  1. Olá Sergio! Já tive vários desses! em sua maioria presentes mas nunca dei sorte, por mais cuidado que eu tenha sempre morrem...acho que é o calor aqui do Rio de Janeiro. São lindos mesmo. Abraços
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Poxa, que pena... Realmente, eu li que o cultivo não é fácil. Parece que tem aquelas coisas de guardar o bulbo na geladeira, não sei ao certo. Brigadão pela visita! Abraços!

      Excluir
  2. Os lírios são bonitos, mas dispenso o perfume deles, de tão forte me dão dor de cabeça. Lembro que quando era pequena uma vez meu pai deu pra minha mãe um lírio rosa muito bonito, mas o perfume achei muito enjoativo. Tem uma flor que minha mãe planta, muito parecida com a flor do Lírio, se chama Amarilis, o perfume dessa é muito mais suave, e por muito tempo a chamei de lirio por serem muito parecidas. As duas plantas tem o que chamam de tempo de imbernação, por isso muitas pessoas jogam vasos dessas plantas no lixo por pensarem que estão mortas, o que é uma pena :/ Seria muito bom se cada planta vendida viesse com um manual de instruções, inclusive as orquideas hehe :) Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, o interessante é que este, particularmente, não tem perfume. Acho que você iria gostar. A ideia do manual de instruções é ótima, apoio plenamente. Muito obrigado pela visita! Bjos!

      Excluir
  3. São várias cores e o perfume do rosa é demais.
    abraços e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bete, eu só fui aprender agora. Realmente, a variedade é enorme. Muito obrigado pelo comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Esse Lírio laranja é lindo, já avistei um na floricultura, eu estendi a mão mas acabei resistindo...rs
    São lindas as variedades de cores dessa flor e eu gosto muito, o perfume realmente dependendo da cor é bem intenso, mas eu gosto em ambientes bem abertos, se não enjoa mesmo!
    Um abração Sérgio, suas fotos ficam lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane, eu faço bastante isso! Resistir à tentação, hehehe! Agora fiquei curioso para sentir os perfumes, vou fazer uma pesquisa. Adorei seu comentário, muito obrigado pela visita! Um grande abraço!

      Excluir
  5. eu dei um vaso de lírios laranja para uma das minhas tias no dia das mães... é muito lindo mesmo, mas no caminho o vaso "bateu" na minha cara e eu fiquei com a bochecha toda manchada do polén... hehehe um pequeno porém dessa flor, o pólen deixa manchas mto fortes!!!! hehehe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miyuki, é verdade!! Dizem que mancha a roupa mesmo. Mas pelo menos você ganhou um blush natural! Hehehe! Brigadão pelo comentário! Bjos!

      Excluir