Dendrobium purpureum - A flor mais esperada do ano


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Após dois meses de muita expectativa, eis que finalmente se conclui o processo de floração desta orquídea, o Dendrobium purpureum album. Eu já causei tanto, aqui e nas redes sociais, que vocês provavelmente estão cansados de olhar para esta flor. Mas acho que valeu a pena toda a espera e o rebuliço. Vocês podem clicar na foto para vê-la em tamanho maior e com mais detalhes.

Só não fotografei este Dendrobium purpureum do avesso. Foram centenas de fotos, desde o momento em que ele era um pequeno brotinho verde. É interessante salientar que, tão logo o último botão se abre, os mais antigos já começam a fenecer. O espetáculo de tê-los todos abertos ao mesmo tempo dura muito pouco.

20 comentários:

  1. Sergio como é bom quando elas florem meu amigo é uma expectativa e tanto, mas olha só que presente!!! Parabens lindissima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rinaldo e Valéria, têm toda a razão! Vale a pena esperar mesmo, que bom que gostaram. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Um grande abraço para vocês!

      Excluir
  2. Uau. Que foto gloriosa. É claro que valeu a pena esperar.
    Parabéns Sergio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreamer Girl, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado, sou muito grato a você por estar sempre acompanhando e torcendo pelas florações aqui do blog! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Divinamente linda, valeu a espera compensada pela bela florada, um dia você pode postar a sequência de fotos, vai ficar show.
    abraço e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, muito obrigado! Realmente, uma ótima ideia a sua. Vou tentar fazer sim! Valeu mesmo por todo o apoio e torcida. Um grande abraço!

      Excluir
  4. Amigo Sérgio ai está a recompensa do tempo de espera mas valeu a pena muitos Parabéns pelo cultivo e por ter partilhado com o mundo essa beleza ,um forte abraço deste lado do Atlântico Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Almeida, é sempre um prazer e uma honra receber sua visita de Portugal! Muito obrigado pelo comentário e pelo apoio! Agora é torcer para que ele cresça, assim poderei dividi-lo com os amigos. Um grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns sergio vc é um herói, conseguir cultivar orquídeas no apê e nos presentear com belas fotos como essa, simplesmente magnífica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli! Imagine, muito obrigado! Que bom que gostou. No fim, o mérito é todo dele, coitado, que consegue sobreviver e florescer aqui no apê! Valeu pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  6. Que graça! Eu nunca pensei que existisse tantas espécies de orquídeas. Lindo, parabéns Sérgio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane, que bom que gostou! Muito obrigado! Pois é, são milhares de espécies, uma mais diferente do que a outra. Esta, de fato é bem exótica. Valeu pela visita e pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  7. Olá Sergio! Parabéns, ótimo blog! Já estava adorando as postagens e o modo bem humorado que você relata suas experiencias com as flores e fotos; mas a saga do dendrobium foi sho9w de bola! Pena que só conhecí o blog agora que o mistério já está resolvido, se não, concerteza estaria roendo unhas, acompanhando o blog todos os dias até que se desenrolasse a trama toda, rsrs...
    Adorei, sempre estarei por aqui (amo plantas em geral).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé, muito obrigado!! Que bom ler o seu comentário, são retornos como o seu que nos incentivam a escrever. Fico feliz que esteja gostando! Um grande abraço e obrigado pelo prestígio!

      Excluir
  8. Ah, esquecí de mencionar que acabei achando seu blog porque fiquei emocionadíssima com a 1ª floração da minha Oncidium ornithorhynchum, queria ver uma foto de outro exemplar, pois com a minha câmera horrível a imagem ficou completamente desfocada, mas o que importa é que a belezinha está florida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Dé! Parabéns pela floração, deve estar maravilhosa. Mas não se preocupe, estas flores são bem difíceis de fotografar. Raramente as minhas ficam boas. Abraços!

      Excluir
  9. Sérgio, maravilhoso. Gostaria de saber como é o cuidado com esta dendrobium, é difícil? tenho algumas e gostaria de aumentar minhas dendrobiuns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Cristina, tudo bem? Sim, o cultivo desta orquídea é bem tranquilo. Se você já cultiva Dendrobium, o procedimento é o mesmo, sem maiores problemas. Boa sorte com a sua coleção!

      Muito obrigado pela visita, um grande abraço!

      Excluir
  10. Nair Jovelina de Oliveira16 de maio de 2015 00:21

    Oi Sérgio tudo ,gostaria de saber quando a orquidea não da flor é alguma doença que ela tem, ou é o lugar que elas esta, sou apaixonada por oquidea só que elas não da flor , por favor me de alguma idéia,fico muito contente ok obrigado Nair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nair, tudo bem? Que pena! Tem vários fatores que impedem a orquídea de dar flor. Às vezes, ela ainda é muito nova. Mas, de modo geral, uma maior luminosidade ajuda na floração. Também existem adubos específicos para ajudar a orquídea a dar flor. Você pode ler um pouco mais sobre o assunto da luz neste artigo:

      http://orquideasnoape.com.br/2013/08/como-fazer-sua-orquidea-florescer-luz.html

      Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir