Presente - Bc. Pastoral 'Innocence'


Orquídea Bc. Pastoral 'Innocence'
Bc. Pastoral 'Innocence'

Há algum tempo, contei como fiquei contente por ter recebido uma bromélia de presente ao visitar um amigo recente, o médico e orquidófilo Daniel Katayama. Na verdade, deixei para contar, somente agora, que saí de lá carregando mais esta belíssima orquídea, uma enorme touceira de Bc. Pastoral 'Innocence'. Essa é uma flor clássica, resultante de um cruzamento realizado por Rolf Altenburg, na década de 1960. A abreviação Bc. refere-se a Brassocattleya, indicando um descendente dos gêneros Brassavola e Cattleya.

O interessante é que esta foi uma das primeiras orquídeas cuja história conheci, ao ler um artigo na internet. Lembro-me de ter ficado fascinado com a enorme quantidade de informações por trás de uma única planta. Quando a ganhei, as flores eram alvíssimas, com o interior do labelo amarelo e um pequeno risco lilás no meio. Posteriormente, outros botões florais abriram-se aqui em casa. Para minha surpresa, eis que surgem estas flores coloridíssimas, com esse flameado rosa nas pétalas, sépalas e labelo. Não imaginei que pudesse haver tamanha variação de cores para uma mesma planta, mas achei o resultado tão belo quanto. O desafio agora é conseguir fazê-la reflorescer sob os meus cuidados. Ao Dr. Daniel, mais uma vez, meu muito obrigado!

16 comentários:

  1. Oi Sergio, mais uma foto encantadora.
    Essas flores são um verdadeiro colírio para os nossos olhos tão cansados de ver coisas tristes no cotidiano urbano.

    Cuidar de orquídeas nem sempre é fácil e essas flores maravilhosas mostram toda a tua dedicação. Parabéns.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreamer Girl, imagine, muito obrigado! Que bom ler seu comentário, é um incentivo para seguir em frente. Fico muito grato por todo o apoio e carinho! Um grande abraço para você também!

      Excluir
  2. Um belo presente.
    Parabéns Sergio
    abraços e um lindofinal de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, é verdade! Tenho aprendido que os que gostam de orquídeas são também pessoas especialmente generosas. Muito obrigado pela visita, um ótimo final de semana para você também! Abraços!

      Excluir
  3. Sergio,
    que coisa mais linda,um presente maravilhoso!
    Quando tenho tempo fico vendo as historias das orquídeas,tenho uma Neofinetia Falcata que comprei pela história da orquídea sagrada dos samurais!
    adoro seus post,sempre me trazem novidades do mundo orquidófilo,
    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, que bom saber! Essa história da orquídea dos samurais é fascinante, muito bem lembrado. Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio, que bom que está gostando! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Boa noite Sergio.
    Esta orquídea é fascinante, temos uma que floriu a mais de dois anos, e está nos deixando na expectativa, a planta esta viçosa mais nada de flores, mas como o lema da orquidofilia é "paciência", então vamos esperar.
    A propósito suas imagens são show.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rinaldo e Valéria, boa noite! Com certeza, faço votos para que sua orquídea floresça em breve. De fato, a paciência é uma virtude que acabamos desenvolvendo com estas meninas. Muito obrigado pelo comentário e elogio, fico muito contente! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Bom dia Sergio! Acredito que sua orquídea não seja a Bc. Pastoral Innocence, pois a mesma tem as pétalas e sépalas brancas. Acredito que a sua seja outro Hibrido.
    Cássio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássio, bom dia! Pois é, talvez eu não tenha deixado claro no texto, mas esta flor era exatamente assim quando a ganhei: pétalas e sépalas brancas. Somente agora, nesta floração, veio com este colorido rosado. O Carlos Keller olhou a foto e disse acreditar que trata-se mesmo da Bc. Pastoral 'Innocence', mas com uma coloração atípica. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  6. Ola Sergio,

    Estava procurando informações sobre a BC Pastoral Innocence, pois ganhei uma muda em 2009, e desde então, foram 3 anos de florada, claro no primeiro ano deu 2 flores, no segundo ano 6, e no ano passado ela chegou a 8 flores (claro que foi em 3 bulbos), enfim, ela é simplesmente maravilhosa.
    Porém nesse ano, quando ela estava se preparando para outro espetáculo, não sei se foi o clima (calor - chuva - frio abrupto) os botóes florais (encruaram) um que parecia desabrochar parou e deixou as sepalas da flor apertadinhas até murcharem sem abrir, e outro começou a ficar preto de tanta agua de chuva acumulada dentro dele....
    vou acreditar que foi um acidente climatico...vou cuidar dela diretinho para o ano que vem ela me dar outro espetaculo de florada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Poxa, que pena isso que aconteceu com seus botões! Infelizmente, é algo que ocorre com alguma frequência por aqui também. Acho que não há o que possamos fazer.

      Também tenho visto touceiras maravilhosas desta orquídea. Mas aqui em casa as coisas não vão tão bem.

      Torço para que sua Pastoral volte com toda a força no ano que vem. Parabéns pela belíssima planta e muito obrigado pelo contato!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Creio que o colorido desta planta se enquadre no da BC pastoral ''pink pearl''.A BC pastoral possui diversas variedades,sendo que a inocence é apenas uma delas.Existem variedades lavanda e outras totalmente brancas..Provavelmente existe uma instabilidade genética que faz a floração variar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que ótimo ler a sua mensagem, muito esclarecedora! De fato, tenho visto variações em forma e cor nas orquídeas híbridas que cultivo, mesmo sendo meristemas.

      Muito obrigado pela visita e pela valiosa contribuição!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá Sergio também tenho algumas orquideas cultivadas em meu apto.
    Tenho uma planta antiga BCPastoral Inocense que não floresce regularmente,porém emite espatas em todos os bulbos .A espata seca e não emite botões. Ela é adubada regularmente uma vez pior semana e somente apanha sol apos as 16 hs. O que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubens! Que pena, esta orquídea é linda. No entanto, como é um híbrido de Cattleya, necessita de bastante luminosidade para florescer. O ideal é que ela receba o sol durante todo o dia, mas filtrado por tela de sombreamento 50%. O sol da manhã e do final da tarde pode ser direto. Acho que com um pouco mais de luz, sua orquídea florescerá!

      Um grande abraço!

      Excluir