Oncidium ornithorhynchum - Detalhes


Orquídea Oncidium ornithorhynchum
Oncidium ornithorhynchum

A flor desta orquídea, Oncidium ornithorhynchum, apesar de não ser muito pequena, deu-me um baile para ser fotografada. Mas valeu a pena. Apenas através da macrofotografia, pude finalmente enxergar cada estrutura que dá nome à planta. Começando por cima, onde seria a 'cabeça' da flor, vemos uma pequena esfera com uma saliência pontuda. Este detalhe deu o nome à espécie da orquídea, ornithorhynchum, que significa bico de pássaro em latim. E não é que se parece mesmo? Mais abaixo, está a estrutura característica do gênero Oncidum, o calo (vem do grego onkos). É essa estrutura amarelo-ovo, bem chamativa.

Acredito que se déssemos lápis e papel ao mais talentoso e inspirado designer humano, este não seria capaz de criar algo tão belo e rico em detalhes como essa flor. A textura, cor, cada pequeno adereço, parecem ter sido meticulosamente pensados e executados.

Por fim, junte-se a tudo isso, o aroma que é um dos mais misteriosos entre as orquídeas. Venho coletando as opiniões das pessoas sobre esse perfume e cada vez me espanto mais. Este será o tema de um post futuro.

3 comentários:

  1. Pessoal, apenas informando que, segundo o Erwin Bohnke me alertou, a nomenclatura atualmente aceita para esta orquídea é Oncidium sotoanum. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fotos fantásticas, Sérgio. De muita beleza e delicadeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ismênia, tudo bem? Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir