Em busca do Dendrobium perdido


Orquídea Dendrobium victoria-reginae
Dendrobium victoria-reginae

Eu corro atrás desta orquídea há anos. E quanto mais a procuro, mais ela foge de mim. Já cheguei a comprá-la, em um orquidário que vende pela internet. Comprei, paguei e não recebi. Houve um problema com o envio da planta e, após semanas de espera, cancelei o pedido e solicitei o reembolso do valor pago. Sempre a vejo em exposições, mas nunca à venda. O exemplar acima foi fotografado durante a exposição da AOSP, em março deste ano. Infelizmente, não poderei dar o devido crédito ao proprietário, pois perdi sua identificação.

O Dendrobium victoria-reginae é nativo das florestas filipinas e seu nome é uma homenagem à Rainha Victoria da Inglaterra. Sua coloração azul-violeta é rara entre as orquidáceas. Pode florescer mais de uma vez ao ano.

Acredito que esta seja uma espécie ainda incomum nas coleções brasileiras. Isso porque costumo espionar as plantas de colegas e dificilmente encontro algum felizardo proprietário desta bela orquídea.

18 comentários:

  1. q linda, Ju! pq é tão raro aqui no Brasil? o clima é relativamente parecido, não? espero q vc encontre sua Dendrobium logo! :)
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilize! Realmente, não sei porque é tão difícil achar por aqui. Acho que ele não é produzido em larga escala pelos orquidários daqui. Bem observado, o clima deve ser parecido mesmo. Brigadão pelo comentário! Bjos!

      Excluir
  2. Oi Sergio
    maravilhosa, obrigado por compartilhar
    abraços e uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que bom que gostou! Imagine, eu que agradeço pela visita e pelo comentário! Um grande abraço e uma boa noite!

      Excluir
  3. Olá Sergio...
    Esse dendrobium, realmente é maravilhoso...
    Também me interessei por ele,rs, e se o encontrar,o avisarei.
    Sei bem como é ficar interessado por uma planta e não
    encontra-la, rs.
    Boa sorte.
    Zenaide Pareja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zenaide! Que bom, muito obrigado pela gentileza! É uma pena, eu só o vejo em exposições, nunca encontrei para venda. Mas, quem sabe um dia, né? Muito obrigado pela visita! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sergio,
    Encontrei o victoria-reginae à venda com o Orquideas Minami na Expo de São Bernardo/2011 e florido com o Orquideas Pilar (Sr. Shimoda) na Exposição de Votorantim/2012.
    Abraços.
    Cesar Kanashiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar! Que boa notícia, muito obrigado pelas informações. Vou tentar entrar em contato com estes cultivadores, com certeza. Obrigado pela visita e um grande abraço!

      Excluir
  5. Sergio,
    O motivo de não ter muitos produtores deste dendrobium é a dificuldade de cultivo do mesmo, O D. Victoria Reginae e o D. Unicum também muito belo, são muito sensíveis e a perda destas plantas é muito comum, até mesmo para os orquidários, por este fato que não encontramos o mesmo com tanta freqüência nas coleções ou orquidários.
    Boa sorte na busca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! Pois é, infelizmente eu tenho lido alguns relatos de pessoas que não conseguiram cultivar este Dendrobium. Então está explicado, acho que não vou arriscar. Muito obrigado pelas informações, extremamente úteis. Também agradeço a você pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Lindo demais: cores mt particulares e exóticas, diria; sua busca é extremamente justificável; boa sorte! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, as cores são um show. Eu já encontrei alguns fornecedores que o vendem, mas os preços são elevados. Muito obrigado pela sua visita e particiação, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sou apaixonada pelos dendrobiuns embora tenha apenas duas espécies são as espécies que mais amo... Como sou nova na área (orquidofilia) tenho fé que terei muitos dendrobiuns ainda rsrs Boa sorte na sua busca Sergio, quando conseguir mostre para gente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rejane, que legal! Parabéns pela sua coleção, torço para que aumente sempre! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. oi boa noite, é realmente difícil de encontrar também estou procurando a tempos e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, boa noite! Pois é, uma pena mesmo. Mas um dia, encontramos! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Maravilhosa Pagina!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lidia, tudo bem? Que bom saber que gostou, fico feliz! Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir