Dendrobium despertando para a vida


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

A abertura dos botões florais desta orquídea, Dendrobium purpureum, foi um dos processos mais lentos que já presenciei como aspirante a orquidófilo. Mas valeu a pena. Embora seja difícil controlar a ansiedade, cada pequena mudança é, para mim, um espetáculo. Um lento e meticuloso despertar.

Enquanto escrevo este post, olho para o lado e vejo que as flores já estão diferentes, quase totalmente abertas. Aqui vale uma recomendação importante. Enquanto estava lá fora, na varanda, percebi que as flores acumulavam partículas escuras de sujeira do ar. Devido à sua configuração, acabam funcionando como um filtro, retendo as impurezas. Resultado, tive que tirar uma a uma, com agulha. Agora, mantenho a orquídea dentro de casa, ao menos enquanto durar a floração.

4 comentários:

  1. Amigo esse é daqueles que vale a pena esperar pois é maravilhoso parabéns pelo cultivo..e um forte abraço Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Almeida, é verdade, concordo plenamente! Mas a ansiedade é grande! Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Vi as outras etapas pelas fotos e 'corri' pra ver essa foto linda que creio, se aproxima do fechamento do processo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, você tem razão. Essa é uma das últimas etapas antes da floração completa. Que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir