19 de março de 2012

Mini samambaia havaiana


Mini samambaia havaiana
Nephrolepis exaltata

Se eu tivesse que escolher apenas uma planta de estimação, a eleita seria esta simpática mini samambaia. Além de ser uma planta de pequeno porte, compacta e de fácil cultivo, requer um ambiente muito similar ao que temos em nossas casas e apartamentos. Prefere climas amenos, sem muito calor, sol direto ou ventos fortes. Como toda samambaia, precisa ser protegida daquelas rajadas que fazem o vaso rodopiar, quando suspenso. Se a ponta da folha em desenvolvimento sofrer atrito com a parede, pára de crescer.

Sempre fui apaixonado por esta miniatura de samambaia, popularmente conhecida como samambaia havaiana, de aparência escultural e felpuda, extremamente dócil e companheira, pois pode ir para qualquer lugar. Ao contrário das suas parentes, a mini samambaia havaiana não cresce muito, sendo perfeita para interiores. Também não precisa de muita luz. A minha vive bela e feliz perto da janela do quarto. Tudo o que faço é regá-la quando sinto o vaso leve. Outras dicas de cultivo desta bela folhagem podem ser encontradas no Minhas Plantas.

O curioso é que a mini samambaia havaiana é uma das diversas variantes existentes da samambaia americana, ou samambaia de Boston, a Nephrolepis exaltata. Vários cruzamentos, melhoramento genético e mutações originaram esta pequena joia felpuda, bastante diferente da espécie original e extremamente popular aqui no Brasil. Vale a pena ter uma!

16 comentários:

  1. Vc sabe dizer se a mini samambaia é tóxica para animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? De fato, existem samambaias tóxicas para animais. No entanto, a mini samambaia havaiana, Nephrolepis exaltata é considerada segura, não oferecendo perigo a animais domésticos. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada por me tirar essa dúvida, eu estava achando que tinha intoxicado minha gatinha! Me sinto aliviada!

      Excluir
    3. Oi, Marla! Imagine, de nada!

      Abraços!

      Excluir
  2. minha mini samambai esta queimando as folhas o que devo faser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Pode ser um processo natural, as folhas mais velhas da minha também vão secando. Outras nascem no lugar. Agora, se folhas novas e saudáveis estão queimando, talvez possa ser excesso de sol. Procure mantê-la longe do sol direto e do vento forte. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  3. encontrei uns bichinhos na minha mini plantinha, o que poder ser? será que é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, tudo bem? Existem insetos benéficos às plantas, como a joaninha, que se alimenta de insetos parasitas. Para ter certeza, seria bom ver uma foto dos bichinhos que estão na sua planta.

      Por via das dúvidas, você pode borrifar óleo de neem, um inseticida natural. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  4. A minha vive no escritorio, ela vai conseguir sobreviver la?
    Sobre as folhas secas, devo cortá-las para das espaço às novas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther, acredito que ela vá sobreviver sim. Basta ter uma luz filtrada, sem sol direto. A minha vive no quarto, junto a uma janela.

      Eu costumo cortar as folhas secas, mais por uma questão estética. Também tenho a mania de ir ajeitando as folhas, justamente para dar espaço às novas. Mas fica a seu critério, ela se vira bem sozinha!

      Muito obrigado pela visita, espero ter ajudado um pouco. Um grande abraço!

      Excluir
  5. Oi, Sergio, comprei uma dessas ha alguns meses, molhava pouco e ficava dentro de casa com luz indireta, mesmo assim as folhas foram ficando secas e não saíram novas, adubei, mudei para um vaso maior, coloquei sobre a pia da cozinha, pensando que a umidade iria ajudar e nada, por fim coloquei na varanda onde tem bastante sol e vento pra ver se estava sofrendo pelo excesso de água, contudo secaram quase todas as folhas, na verdade restou uma com a parte do centro ainda verde.
    Hoje, quando coloquei o dedo na terra percebi que estava bem fofa, com bastante ar que consegui tirar a raiz facilmente.

    Queria saber se tem como fazê-la brotar novamente e como ela se reproduz?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel, tudo bem? Poxa, que pena, sinto muito pela sua mini samambaia. O que eu poderia dizer é que ela não gosta de muito sol e vento. Acho que o seu cultivo inicial, dentro de casa, com luz indireta, é o ideal.

      Embora as samambaias se reproduzam por esporos, o método mais comum é a divisão de touceira. No seu caso, como ela já está bem fraquinha, é melhor deixar como está. Desejo boa sorte na recuperação da sua menina. Acho que agora é uma questão de tempo e paciência. Nesta fase, evite adubar. Apenas dê água moderadamente, evitando o excesso.

      Fique à vontade para fazer outras perguntas ou vir contar como está o andamento da recuperação. Boa sorte e um abraço!

      Excluir
  6. QUERIDO COMO FAÇO A ADUBAÇÃO CORERTA PARA AS SAMAMBAIAS (MINI) ? Q
    UAL O ADUBO INDICADO? DE QTO EM QTO TEMPO? ELAS ESTÃO NUM VASINHO DE PLÁSTICO DEVO MUDA-LAS PARA OUTRO LOCAL? OBRIGADA! ELENIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elenira! Você pode optar por dois tipos de adubação: orgânica ou química. Esses produtos podem ser encontrados em lojas que vendem produtos para jardinagem, supermercados ou garden centers. Eu uso adubo químico, NPK com macro e micro nutrientes. Aplico a cada 15 dias.

      A minha samambaia está no mesmo vaso de plástico há anos. Acho que você pode deixar. Basta ir podando as folhas velhas, quando secam.

      Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  7. Oi tudo bem?
    Então eu comprei uma mini samambaia havaiana no mercado essa no vasinho de plástico,ela cresce muito e necessário troca de vaso?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que legal, parabéns pelo cultivo. Você pode transferi-la para um vaso maior, caso ela esteja muito apertada. Ou dividir em duas, fica a seu critério. Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir