Dúvida com Dendrobium


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Trago para vocês uma atualização do estado em que se encontra este pequeno broto de Dendrobium purpureum album. Toda esta ansiedade justifica-se pelo fato de eu nunca ter visto esta orquídea florescer, após anos de cultivo aqui em casa. Sua floração é belíssima, algo surreal.

Embora a primeira foto desta orquídea tenha dado evidências de se tratar de um keiki, esta nova já me deixa em dúvida. Na verdade, não parece ser flor nem keiki, acho que é uma alcachofra em miniatura.

Submeti esta questão ao pessoal de um fórum especializado em orquídeas, e a maioria acha que este é um novo broto. Com base nesta foto atual, eu já começo a achar que é flor. Bom, mas só o tempo dirá. Volto assim que tiver novidades!

6 comentários:

  1. Eu disse que era flor sou experiente neste tipo de dendrobium!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roger, é verdade, você falou! Hehehe! Muito obrigado pela visita e pela valiosa informação! Um grande abraço!

      Excluir
    2. Como devo cultivá,-la?Abs

      Excluir
    3. Oi, Suely! Esta orquídea eu estou cultivando em uma mistura de casca de pinus e carvão vegetal, com boa drenagem. O substrato seca rápido e eu só rego novamente quando sinto o vaso leve. A adubação é semanal, com NPK de manutenção. Este ano, até o momento, nada de flores...

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Muito interessante, Sergio. Mas como minha mãe diz so deus tem as respostas para algumas de nossas perguntas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauciene, tudo bem? É verdade, sábias palavras da sua mãe. Mas que bom receber sua visita, muito obrigado pelo comentário!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir