Dendrobium purpureum - Keiki ou flor?


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Na minha curta carreira de orquidófilo, ainda carrego a frustração de nunca ter visto um Dendrobium florir. Justo esta, que é uma orquídea tão amplamente disseminada e de tão fácil cultivo. Sempre que vejo uma verruguinha crescendo, encho-me de esperança. Tempos depois, invariavelmente, descubro tratar-se de um keiki, palavra havaiana que significa bebê. São pequenos brotos que nascem da planta-mãe, muito comuns em orquídeas desse gênero.

Namorei este Dendrobium purpureum album da foto durante anos, até que finalmente consegui comprá-lo. A flor é algo espetacular, mas nunca a vi pessoalmente. Sempre achei engraçado quando via pessoas postando fotos de suas orquídeas em fóruns, perguntando ansiosamente: "O que será isto que está nascendo?". Bom, agora vou pagar a minha língua, já que é exatamente isso que estou me perguntando no momento. E aproveito para pedir a ajuda de vocês. Será que estes dois pimpolhos são keikis ou flores? Não percam os próximos capítulos!

8 comentários:

  1. Sergio, os Dendrobium dão keikis quando recebem muita água e pouco sol. Bote o bicho no sol (a pino, mesmo), que ele te presenteará com flores! Aprendi o truque e sempre divulgo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é verdade! Eles estão recebendo muita água mesmo... Com esse calor do Saara, todas estão quase submersas. O jeito será separá-los. Muito obrigado pela dica! Bjos!

      Excluir
  2. Não sei se vou a tempo .... mas é flor, note que já se vê o formação dos "cachos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, muito obrigado pela ótima notícia! Torço para que fique ao menos um pouquinho parecido com o seu. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Sergio, entrei para postar algo parecido com o que a Carol postou, ja li que dendobriuns, mesmo na natureza, devem ter o famoso "estresse hídrico" pois se, na época da floração ocorrer regas ou chuvas as pequenas "verrugas" transformam-se em keikis. Já vi ela de perto e é linda, só não tenho coragem e capacidade de ter uma ainda, por isso nas exposições fico só na base das fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henry! Pois é, este é um importante conselho. Mas sabe que, apesar de não ter feito strees hídrico, este Dendrobium floresceu! A sequência do desenvolvimento da flor está nos posts seguintes. Muito obrigado pela visita e pela informação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá boa tarde
    Tenho uma Dendrobium Nobile que tambem já tem 2 keikis.
    Depois de ler estes comentários surgiu-me uma duvida. Estas plantas podem apanhar sol directo? Qual a temperatura maxima que suportam? Desde já agradeço a resposta ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda, boa tarde! Que legal, parabéns pelos keikis! De fato, os Dendrobiums gostam de bastante luminosidade, podendo receber sol direto no começo da manhã e final da tarde. Eu evitaria, por via das dúvidas, expor ao sol direto das horas mais quentes do dia. Os meus ficam sob tela de sombreamento 50%.

      Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir