Dendrobium purpureum - Início de floração


Botões florais da orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Esta é uma fotografia dos momentos inciais da floração da orquídea Dendrobium purpureum. Neste estágio, já dá para termos uma interessante visão do desenvolvimento destas flores, que a princípio achei se tratarem de keikis. Trata-se, na verdade, de uma inflorescência, um cluster de minúsculos botões florais.

O Dendrobium purpureum é uma orquídea asiática, ocorrendo naturalmente nas florestas úmidas das Ilhas Moluccas, Ilhas Fiji, Sulawesi e Nova Guiné. Apesar do aspecto diminuto de cada flor individualmente, a planta pode atingir grandes proporções. Sua floração pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é difícil de ser obtida no cultivo doméstico.

A forma tipo da orquídea Dendrobium purpureum produz flores, como o próprio nome sugere, na coloração púrpura. Existe uma variedade alba, com inflorescências predominantemente brancas, com pequenos detalhes em verde, que é a que possuo, denominada Dendrobium purpureum album.

Um aspecto interessante deste Dendrobium purpureum album que vive na sacada do apartamento, retratado na foto acima, é que ele floresceu mesmo submetido a um regime de regas abundantes. Talvez, se tivesse passado por um stress hídrico, como recomendado, exibiria um número maior de flores. Ainda assim, estou mais do que satisfeito com estas duas, após anos de cultivo sem que eu conseguisse ver a cara delas. Continuarei a trazer atualizações sobre o desenvolvimento destes botões até a plena abertura das flores.

6 comentários:

  1. tenho orquideas em meu ap e depois de muitas tentativas e assassinatos de mudas, finalmente elas estão florindo , nem acredito, nesse mes tive tres orquideas florindo, aprendi que o mais importante é ter cuidados simples e paciencia,muita paciencia...estou te seguindo e quero ver essa florada..bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, foi muito bom ler seu depoimento! Tenho uma experiência parecida, fico muito feliz que está dando tudo certo. Parabéns! E muito obrigado pela visita e pelo comentário, adorei! Bjos!

      Excluir
  2. Sergio adorei esse Dend bem interessante, vou adorar ver assim que ele estiver todo florido!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rinaldo e Valéria, muito obrigado! Eu também, mal posso esperar. Pode deixar que eu coloco a foto, assim que ele estiver pronto! Abraços!

      Excluir
  3. A minha experiencia nunca falha!! se lembra de mim sou la do forum aorquidea , enquanto todos estavam dizendo que era keiki eu fui o primeiro a descordar pois ja sabia que eram flores.

    o bom disso tudo é que agora na proxima florada vc ja vai saber se vai ser flor ou keiki graças a experiencia de todos principalmente a minha. (sem querer me gabar ou querer reconhecimento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! É verdade, Roger, lembro-me bem! Com certeza, sou muito grato pela sua ajuda. Um grande abraço!

      Excluir