Oncidium pumilum - Macrofotografia


Micro-orquídea Oncidium pumilum
Oncidium pumilum

Somente consegui fotografar esta micro-orquídea, um Oncidium pumilum, cuja flor mede menos de 2 mm, devido a um golpe de sorte e um pequeno truque. Geralmente, esta flor ocorre em meio a um populoso cacho, como mostrado nos posts anteriores. Ocorre que este solitário exemplar estava no ápice de um cacho pendente que, devido a um acidente de transporte, perdeu algumas das flores adjacentes.

Gostei bastante do resultado. Você pode clicar na foto para vê-la maior. Os detalhes cintilantes das pétalas só puderam ser capturados graças ao referido truque. Como a função macro da minha câmera é limitada, eu fotografei a flor a uma certa distância, a menor que consegui atingir sem perder o foco. A partir daí, simplesmente dei um zoom e cortei a imagem no Photoshop. Ficamos com uma macrofotografia fake, digamos... A foto original eu mostro em outra ocasião.

4 comentários:

  1. Passo o mesmo aperto por aqui para fotografar as pequeninas, Sergio. Se a gente chega perto demais, elas desfocam. E eu sou fotógrafa de automático, não manjo nada do babado. Niqui comprei um joguinho de filtros que, tudo indica, prometem agir como uma lente macro, só que custaram muito menos (paguei uns cem pilas). São três filtros, que, acoplados na lente normal, aumenta 1x, 2x e 4x. Depois que eu testar em casa te conto se funcionam. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que excelente dica, Carol! Vou esperar ansioso pelo teste. Caso dê certo, já faço a encomenda. Nós testamos algo parecido no sítio do Masuji Kayasima e parece que dá certo. Mas na ocasião, simplesmente colocamos lupas na frente da máquina. O problema é ajustar as distâncias e controlar a tremedeira. Muito obrigado pelo comentário e boa sorte com as suas lentes!

      Excluir
  2. Eba, vc habilitou os comentários! :)

    Essa aí é a do sítio??? Nossa, a flor abriu bastante né??? A minha ficou miudinha, até hoje!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lilize, antes tarde do que nunca, não? Hehehe! Eu estava com um problema técnico, mas acho que arrumei.

      Então, na verdade essa é outra flor. Tem uns posts com ela lá para trás, é um cacho amarelo.

      A que você deu para a minha mãe continua florida, linda, mas daquele tamanho mesmo!

      Excluir