A maior coleção de micro-orquídeas


Micro-orquídea Ornithophora radicans
Ornithophora radicans

Segundo especialistas americanos, a maior coleção de micro-orquídeas do mundo está no Brasil, mais precisamente em Mogi das Cruzes, estado de São Paulo. O pesquisador e orquidófilo Masuji Kayasima cultiva, em seu sítio, mais de 10 mil orquídeas de 800 espécies diferentes. São plantas nativas da Mata Atlântica, ambiente que foi recriado na propriedade do Sr. Kayasima ao longo de 40 anos.

Todo este valioso acervo está sendo documentado em um livro que, além de divulgar esta biodiversidade desconhecida do grande público, pretende chamar a atenção para a necessidade de se preservar os 7% que ainda restam da Mata Atlântica original, lugar em que habitam estas pequenas obras de arte vivas.

A micro-orquídea da foto é uma Ornithophora radicans, cuja flor não ultrapassa 8 milímetros, e encontra-se florida aqui no apartamento. Mais informações podem ser encontradas nesta entrevista exclusiva com o Sr. Masuji Kayasima, bem como no vídeo sobre o Paraíso das Micro-orquídeas, com o orquidófilo e sua coleção.

16 comentários:

  1. Bom dia, li a postagem sobre o pesquisador e orquidófilo Masuji Kayasima, no qual fala de um livro de autoria do mesmo. Sabe onde poso encortrar este livro ou pelo menos o nome dele.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, bom dia! Então, infelizmente o livro ainda não foi publicado. Parece que o Sr. Masuji está encontrando dificuldades para encontrar patrocinadores que viabilizem o projeto. Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Sergio,

    Eu gostaria de saber se voce vende mudas de mini orquídeas.
    Aguardo retorno
    Abs
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlene! Tudo bem? Eu não vendo mini-orquídeas, infelizmente! Mas o Sr. Masuji, da matéria acima, vende. Caso você queira o contato dele, posso te passar por e-mail. Para tanto, basta deixar uma mensagem privada pelo 'Contato' aqui do blog, com o seu e-mail.

      Muito obrigado pela visita!

      Abraços!

      Excluir
    2. Gostaria do contato tb! teria como vc enviar para mchalfun@yahoo.com.br?? Tenho interesse em comprar. Obrigado

      Excluir
    3. Oi, tudo bem? Sim, vou enviar os dados para o seu e-mail. Abraços!

      Excluir
  3. Boa noite, sou um apaixonado por orquideas, e pergunto se há algum livro que trate das orquideas nativas do estado do Paraná ou do bioma Mata Atlântica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Igor, boa noite!

      Muito obrigado pelo contato. De imediato, eu não me lembro de publicações específicas sobre os temas que você indicou.

      Mas posso passar o endereço da livraria Fina Orquídeas, especializada em publicações sobre orquídeas. Ela é gerenciada pela Delfina Araujo, uma orquidófila experiente. Lá, tenho certeza, você encontrará títulos do seu interesse.

      http://www.finaorquidea.com/framefina.htm

      Um grande abraço e muito obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Boa noite, vc poderia me passar o contato do Sr. Masuji, gostaria de adquirir mini e micro orquídeas dele....fico no aguardo. Att. Valkiria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valkiria, boa noite! Aqui mesmo no blog, no menu horizontal superior, tem a seção 'Entrevistas'. Lá você encontrará a matéria com o Sr. Masuji Kayasima. Ao final da entrevista, estão os dados de contato. Muito obrigado pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Ola Sergio, tenho 14 anos e desde então me apaixonei por orquídeas,eu procuro sempre estar em contato com essas lindas plantas, o senhor deve me entender. Queria lhe perguntar se você pode me enviar algum meio de comunicação e tambem a onde esta localizado o orquidário do Sr. Masuji. Desde ja agradeço.Espero resposta.
    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius, tudo bem? Fico super contente por saber que está apaixonado pelas orquídeas! Parabéns! Mas, imagine, não se preocupe em me chamar de senhor!

      O orquidário do Sr. Masuji fica em Mogi das Cruzes. Aqui mesmo no blog, na seção 'Entrevistas', você encontrará uma matéria sobre ele. No final, estão o endereço e os telefones de contato.

      Imagine, que agradeço a você pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde Sergio
    me chamo Junior e moro em Estiva gerbi sp,gostaria do contato do Sr. Masuji, para comprar novos exemplares para minha coleção de micro orquídeas... jhuny13@hotmail.com
    desde já muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Junior, boa tarde! Que legal, deixo aqui o link para a entrevista com o Sr. Masuji. No final, tem os telefones de contato dele. Também enviarei para o seu e-mail. Muito obrigado pela visita!

      Entrevista com Masuji Kayasima

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Boa noite, tudo bem. Tem como informar o endereço ou o e-mail do Sr Masuji Kayasima, pois quero entrar em contato. Obrigado pela atenção. O meu e-mail é igorroik@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Igor, boa noite! Infelizmente, não tenho o e-mail do Sr. Kayasima. Deixo um link para a entrevista com ele. No final, há os dados para contato (telefone e endereço). Um grande abraço!

      Entrevista com Masuji Kayasima

      Excluir