Micro-orquídea Oncidium pumilum - Perfume


Micro-orquídea Oncidium pumilum
Oncidium pumilum

Acabei fotografando um flagrante da abertura dos botões desta micro-orquídea, Oncidium pumilum,  também classificada como Lophiaris pumila. Ela foi adquirida recentemente, já com as hastes formadas. Tento, há vários dias, fazer uma macrofotografia de uma das minúsculas flores, mas não consigo.

Além de apaixonado por orquídeas, sou um ex-comprador compulsivo de perfumes. Portanto, a cada orquídea que adquiro, a primeira coisa que faço é sentir seu aroma. Curiosamente, com a maioria dos representantes do gênero Oncidium, eu acabo caindo do cavalo. Geralmente, o perfume é forte e marcante, nem sempre agradável.

Este é um assunto muito curioso. Frequentemente, leio em fóruns de discussão sobre o delicioso aroma de determinada orquídea. Quando vou cheirá-la, fico chocado. É interessante como a percepção olfativa varia drasticamente de pessoa para pessoa. Ouvi muitos comentando sobre o perfume do Oncidium pumilum, a orquídea da foto, alguns inclusive dizendo que lembra a mel. Bem... Eu não gostei. Mas, como tenho observado, isso é bastante pessoal.

6 comentários:

  1. Adoro visitar seu blog,abraços Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Que bom saber, fico feliz! Muito obrigado pelo apoio e consideração! Espero podermos nos encontrar mais vezes! Abraços e até mais!

      Excluir
  2. Visitei seu site, porque havia uma orquídea que nasceu do nada ( talvez trazido pelos passarinhos) no meu pé de laranja Lima, agora floresceu. A orquídea é exatamente esta, a Oncidium pumilum, com várias flores.

    Também existe outra orquídea, que também não sei seu nome, parece uma onze hora. vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que legal, parabéns! Imagino a sua alegria ao ver surgir tão bela orquídea no pé de laranja lima. Muito obrigado pela visita e pela mensagem, adorei!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Curioso mesmo você adorar perfume e não ter gostado do Pumilum. Aqui onde moro, tem muita ocorrência natural delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Acho esta orquídea linda, mas o perfume realmente não me agradou. Deve ser linda sua região, com estas orquídeas na natureza. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir