Ornithophora radicans


Botões da micro-orquídea Ornithophora radicans
Ornithophora radicans

Sou particularmente apaixonado pelas micro-orquídeas, cujas flores, frequentemente, só podem ser observadas com o auxílio de uma lupa. A Ornithophora radicans não é tão pequena, mas ainda assim encanta pelo porte miniatura e pelas delicadas flores que lembram mosquitinhos.

Na foto, cada botão floral desses é menor do que a cabeça de um palito de fósforo. Não coloquei o dito cujo na foto para não estragar a composição. Quando bem cultivada, esta orquídea forma uma pequena touceira com finas folhas que lembram o capim. As hastes florais surgem em abundância e tornam o conjunto um espetáculo em miniatura.

A Ornithophora radicans é uma micro-orquídea brasileira, típica da Mata Atlântica. Gosta de locais sombreados e com altos níveis de umidade relativa do ar. É uma planta frágil, que sucumbe a ambientes muito secos e quentes. No meu caso, cultivo este exemplar em um pequeno vaso de plástico, bem drenado, preenchido com musgo sphagnum puro.

Claro que, assim que as flores estiverem abertas, coloco a foto aqui para mostrar a vocês. Mal posso esperar.

4 comentários:

  1. Sérgio, parabens. Esta flor é uma das minhas rainhas.

    Que coisa tao incrivel voce cultivar orquideas no apartamento.

    Abraços,
    Francis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francis! Que bom saber, também gosto bastante desta micro! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio! O cultivo aqui no apartamento não é perfeito, mas bastante recompensador!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Oi sérgio!! gostaria de lhe agradecer pelos conselhos sobre a ornithophora radicans! graças a você, salvei meus vasinhos que ainda me presentearam com uma linda florada! queria fe mandar uma foto, mas não sei como, rs! de qq forma muito obrigada!

      Excluir
    3. Oi, Márcia, imagine, de nada! Que bom que deu tudo certo com sua orquídea, parabéns pela florada!

      Se você puder enviar uma mensagem pelo formulário de Contato aqui do blog (na barra acima), eu retorno com meu e-mail. Vou adorar ver suas fotos!

      Muito obrigado pelo comentário, adorei a novidade!

      Um grande abraço!

      Excluir