Fotos de Orquídeas - Parte II


Orquídea Phalaenopsis semi-alba
Phalaenopsis semi-alba

Fundo ou background. Este é um dos elementos que mais me dificulta a captura de uma imagem. Incomoda-me ver elementos distrativos por trás da imagem principal, tais como um muro rachado, grama mal aparada ou bagunça na casa. Felizmente, há várias formas de contornar este problema. É verdade que sempre podemos recorrer a um editor de imagens, mas pequenos cuidados na hora de fotografar tornam as coisas mais simples. As fotos de orquídeas apresentadas neste blog procuram destacar a flor e neutralizar o resto.

O melhor método para 'cancelar' o fundo é aproximar-se bastante do objeto principal e tentar preencher todo o quadro disponível. Automaticamente, o fundo perde relevância. Outra forma que traz resultados satisfatórios é desfocar o background. Parece simples, mas as máquinas automáticas impõem um pouco de dificuldade neste quesito, já que são programadas para tentar manter tudo em foco.

Por fim, o meu método preferido, que consiste em colocar um fundo preto ou branco. Muitos me perguntam como isso é feito. Na verdade, basta colocar qualquer material (papel camurça, tecido, cartolina) por trás da imagem principal. Dizem que o ideal para fundos pretos é o veludo. Eu nunca usei, é bem carinho... O segredo é distanciar o fundo do objeto a ser fotografado. Desta forma, a textura do material não aparece, já que estará desfocado e menos iluminado.

Bom, mas lembrem-se que estas são dicas de amador. Nos próximos posts, vamos continuar a conversar sobre o assunto.

4 comentários:

  1. Ei Sérgio, que bom que te encontrei, amo mini orquideas e estava precisando de aprender um pouquinho mais. Deus te abençoe muito. Muito grata e um abraço, Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sônia! Tudo bem? Que ótimo receber a sua visita! Fico contente em saber que também gosta das mini orquídeas! No que eu puder ajudar, fico à disposição!

      Imagine, eu que agradeço a você pela visita e pelo comentário! Boa sorte e um grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Debora, imagine, de nada! Eu que agradeço pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir