Cattleya labiata caerulea


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

Esta foi uma das primeiras orquídeas a florescer aqui em casa, alguns anos atrás. Trata-se de uma Cattleya labiata, a famosa rainha do Nordeste. Uma nobre representante orquidácea da flora brasileira, a Cattleya labiata é extremamente admirada pelos colecionadores mundo afora. Existem orquidófilos que se dedicam exclusivamente ao cultivo desta espécie, que apresenta uma ampla variedade de padrões na coloração de suas pétalas, sépalas e labelo. A forma caerulea, com o labelo levemente azulado, é apenas uma delas. Há orquídeas com flores albas, semi-albas, rubras, rosadas, etc. Além de belíssimas, as labiatas são famosas por seu perfume inconfundível.

Esta Cattleya labiata pertenceu ao meu tio-avô e me foi gentilmente doada por sua filha, Mitie Munakata, juntamente com várias outras orquídeas da coleção original. Apesar de algumas destas plantas terem morrido, esta permanece comigo até hoje, florescendo quase todos os anos. Estimo que esta orquídea já tenha mais de 60 anos.


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

Acho maravilhoso ver uma orquídea como a Cattleya labiata, nativa das regiões de caatinga do nordeste brasileiro, que necessita de tanta luminosidade, florescer na sacada de um apartamento no décimo andar, em São Paulo. A natureza é algo realmente admirável.

2 comentários:

  1. Esse efeito obtido com esse recurso de captura de imagem que vc apresenta tornou a flor desta orquídea bastante elegante, como o é! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Que bom saber que gostou do efeito! De fato, também achei o resultado interessante!

      Muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir